Cuidemos da vida

Tudo o que existe e vive precisa ser cuidado para coninuar a existir e a viver: Uma planta, um animal, uma criança, um idoso, o planeta Terra.
(Leonardo Boff)

sexta-feira, 29 de outubro de 2010

Proteção: solos x erosão

A dimensão dos processos erosivos em áreas urbanas (especialmente nas zonas de expansão urbana) e dos processos erosivos associados a obras civis (obras viárias, empreendimentos industriais e comerciais, dutovias, linhas de transmissão, etc.) tem evoluído exponencialmente no país, implicando em altíssimos custos sociais, econômicos e patrimoniais para a toda a sociedade. Consideradas suas condições geológicas e seu clima tropical, a quase completa ausência de maiores cuidados técnicos preventivos e corretivos no combate à erosão em todo o país, seja por descuido, seja por desconhecimento técnico, constitui o principal núcleo causal desse gravíssimo problema.

Disponível em: http://www.uniagua.org.br/


No campo, a  erosão compromete a produção de alimentos e a água potável que são recursos vitais para a sociedade. Na cidade causa enchentes, desmoronamentos e assoreamentos, com enormes custos sociais.
Quais dos nossos compotamentos contribuem para agravar ou para solucionar o problema?

4 comentários:

Nilton - Toledo disse...

Oi José Odécio.
As vezes só conscientização não funciona, então precisamos de leis e fiscalização para que as pessoas se comprometam e realizem ações a favor da preservação.
Parabéns pela inciativa.

Unknown disse...

Hello there! De nada adianta leis se não temos quem fiscalize.
Como sugestão assista ao video sobre tipo de erosão (uma aula online).
http://www.youtube.com/watch?v=H9s7GIUSW4s&feature=related

Malu Sorrentino disse...

Olá José Odécio!
Estamos numa época em que a humanidade terá que fazer escolhas. E o tema da erosão está atrelado a atividade econômica, quer na área urbana ou rural. Algumas politicas sinalizam grandes preocupações neste sentido, porém as vejo morosas e esbarram num oceano de burocracia.Por que ferem interesses de grandes grupos econômicos. Muito pertinente estar trabalhando com nossos educandos este tema vital para nossa sobrevivência. Parabéns!

Profa. Sandra disse...

Olá José Odécio,
Muito importante o seu comprometimento com o meio ambiente, e nesse texto mais precisamente com a erosão e consequentemente com a água e alimentos, outros colegas já citaram a dificuldade em decretar as leis ou a sua inoperância por falta de vontade política de nossos representantes e por falta de conhecimento da população ou ignorância.